quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"Olhar o luto"

Quero compartilhar um texto sobre o luto, que encontrei, por acaso, em um blog. 
O blog é: OFICINA DE PSICOLOGIA.

Deixarei o texto aqui registrado para todos que passam por esse processo longo e doloroso. 
Cada um tem a sua forma e o seu tempo de passar por essa fase.
Eu ainda me sinto um pouco perdida, "desorganizada". Mas, acredito que, com o tempo tudo irá se organizar novamente... Minha vida irá passar a caminhar normalmente como antes, mesmo que a ferida esteja sempre ali, pronta para ser aberta a cada lembrança, a cada cheiro familiar, a cada sonho...
Porém, acredito e confio no tempo.


"(...) A maneira como enfrentamos a morte e o luto é influenciada pela sociedade em que vivemos, pela religião e cultura, assim como pelas nossas percepções pessoais. Todos vivemos separações e perdas mas o luto é um processo pessoal de cada um, tendo em conta a importância da pessoa que se perde, a maneira como olhamos e lidamos com essa perda e o modo como nos adaptamos a essa ausência. O luto é visto como um conjunto de reações diante de uma perda significativa que provocará alterações na vida da pessoa, como na atividade do quotidiano, na segurança, no contato, na percepção do futuro, no relacionamento com os outros. O processo de luto prolonga-se no tempo, é individual, mesmo quando se trata de uma perda em contexto familiar, e implica reajustar a vida. Pode desenvolver-se de uma maneira normal ou patológica (por exemplo, quando o luto é negado durante muito tempo). Se o processo for normal, este toma o seu próprio ritmo, evoluindo naturalmente, com uma duração aproximada de seis meses a um ano. As reações passam pela falta de vontade para viver o dia-a-dia, grande desinteresse pelo mundo exterior, sentimento de incapacidade de voltar a amar de novo, dificuldade em desenvolver toda e qualquer atividade que não esteja associada à memória de quem se perdeu. Os sentimentos são diversos e podem passar pela tristeza profunda, angústia, descrença, raiva, sentimento de culpa, depressão, ansiedade, recriminação, fadiga mental, confusão, a sensação que a pessoa que se perdeu continua presente, entre outros.

O luto passa por um ciclo que se divide em três fases complexas, que nem sempre são evidentes: a Fase da Crise, a Fase da Desorganização e a Fase da Organização.
Na primeira fase a pessoa tenta processar o choque da notícia, que vai depender da morte ter sido esperada ou súbita. As expressões emocionais podem ser intensas e por vezes inclui-se uma negação emocional, rejeitando o que é dito. Os sentimentos passam por insegurança, desejo de vingança, raiva, culpa. Na segunda fase, é se invadido por um sentimento de vazio e desorientação, como que se a vida perdesse o sentido. Aqui manifesta-se o desespero, a inquietação, as insônias, as preocupações e a saudade do outro.  Na terceira fase, começa-se a processar a aceitação da perda definitiva e o equilíbrio físico e psicológico começa a surgir. O recordar já não é doloroso, a pessoa perdida é incluída na nossa memória e história de vida e a perda ultrapassada.

O luto pode ser muito doloroso e apresenta uma série de mudanças psicológicas e psicossociais, alterando os comportamentos e padrões normais de funcionamento. Se sentir que este é um processo difícil de superar sozinho ou a situação que enfrenta é mais complexa do aqui relatada, então peça um aconselhamento especializado e partilhe a sua dor e preocupações. Poderá sair deste processo com uma maior confiança em si e uma maior aptidão para lidar com novas situações de luto."

Um comentário:

  1. Oii Maria Linda...
    Eu tb acredito que cada pessoa tem sua maneira de lidar com a perda de alguém,a pessoa mais próxima que já perdi foram meus avós...a minha avó foi bem mais dificil pq passamos por momentos horriveis até seu falecer,são cenas que nunca vou esquecer no hospital,é necessário passar por esse processo o pior é ficar guardando muito e quando explodir,aí está o perigo.Mas tenha fé e certeza que as coisas aos poucos irão melhorar para ti,nunca vc vai esquecer,mas com o tempo vai ficando somente aquela saudade gostosa,sem mais doer,doer no peito.
    Beijos amada,e tu sabe como me encontrar,qualquer coisa...
    Fique bem sempre!

    Natalia.

    ResponderExcluir