quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Livro: "Até nos revermos no céu" de Anselm Grun

Semana passada voltei à Lagoa Formosa para o enterro do meu avô. Depois do acidente do Renato, havia voltado uma vez para ver meu avô, o que acabou sendo nossa despedida, pois foi a ultima vez, e voltei para enterrá-lo. Não foi fácil. Voltar ao lugar que hoje não faz sentido pra mim, para me despedir de uma pessoa que amei por toda a vida, um guerreiro, e um herói. E sentir o tamanho da dor da minha avó. Choramos juntas, nos ajudamos, e estaremos sempre juntas! Como disse à ela: 'Não é atoa que nosso nome é Maria.'
Bem, no dia da missa de sétimo dia, quando estávamos saindo de casa, recebi uma visita importante e especial do Zé Maria, pai do Pedro Paulo, que me deu dois presentes lindos que vou guardar pra sempre com muito carinho. Um dos presentes foi um livro. E quero deixar aqui no blog, alguns trechos desse livro que mexeu extremamente comigo. Um livro excelente, que aconselho a quem puder, comprá-lo! Ajuda muito, esclarece nossas dúvidas, e acalma nossos corações... Deixo alguns trechos que acho muito importante, mas se conseguirem, leiam. É bem pequeno, e muito especial!
Alguns trechos: "(...) A finalidade do luto é estabelecer um novo relacionamento com a pessoa que faleceu. Orar pelos falecidos é expressão concreta desse novo relacionamento. Na oração nós sentimos a pessoa falecida como uma companhia interior. Se você reza a ela, você vive mais conscientemente. Perceberá que o relacionamento com ela não foi rompido, mas elevado a outro nível. Reze a ela, e ela trilhará em Deus todos os caminhos junto com você."
(...)
"(...) Mas o objetivo também é encontrar dentro de você aconchego, segurança, amparo e estabilidade. Dentro de você existe uma fonte de amor, de vida e de força. Dentro de você está a fonte do Espirito Santo. Você não deve ficar se lamentando o tempo todo que a pessoa amada lhe foi tirada. Assim você estaria dizendo que não sabe viver sozinho. Estaria entregando os pontos. Mas, dentro de você está a fonte da vida divina que nunca seca. Durante o luto você precisa descobrir dentro de si esta fonte do Espirito Santo. Nela você pode sempre se abastecer. Nesta fonte do Espirito Santo, na fonte do amor de Deus, você sente também o amor da pessoa falecida. Também desta fonte você pode beber sempre de novo."
(...)
"(...) Quando morre um ente querido, leva para Deus tudo o que com ele partilhamos: as conversas, o amor, as experiências de nossa vida em comum. Com essas experiências leva um pedaço de nós para junto de Deus. Uma parte de nós já está, portanto, em Deus com a pessoa falecida."

2 comentários:

  1. Olá Maria Paula, acompanho sua história desde o começo. Lembro que ví a notícia sobre o acidente de seu amado em uma comunidade do orkut, PGM (profiles de gente morta), já ouviu falar ? Ela coloca notícias sobre pessoas que já se foram e posta os profiles. Fiquei muito tocada com a história, não só eu, como as outras pessoas que participam da comunidade. Quando ví que ele tinha deixado uma namorada, fiquei ainda mais triste, mesmo sem conhece-lo. Namoro a quase 3 anos e "tentei me colocar em seu lugar". Acompanho o blog a algum tempo e já rezei muito por vocês. Sei que não posso imaginar nem metade da sua dor e dos familiares, mas desejo que Deus ilumine seu caminho e de todas as pessoas que estão a sua volta. E também acredito que sonhos são sinais e uma forma de comunicação com os que estão ao lado do senhor!
    Muita força, você é linda! beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo carinho! É muito importante e intenso obter esse tipo de manifestação através do blog, orkut, etc... de pessoas como você que tenta se colocar no lugar... Não é fácil se forçar todos os dias a viver! Por isso te digo: aproveite quem está do seu lado, aproveite ao máximo! Ame! Ame cada segundo... Sinta o amor... Não existe nada mais lindo que viver o amor, amar o amor! Mesmo não tendo mais o Renato do meu lado, é o amor que senti por ele aqui, e que ainda sinto, que me dá impulso de sorrir(como ele gostava), de viver!
    Que Deus abençõe sua vida! Muito obrigada pela força! Beijos!

    ResponderExcluir