terça-feira, 7 de junho de 2011

"Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria" (Jo 16, 20-23)



Recebi esse e-mail da tia Márcia, e vou deixar registrado aqui no blog, para muitas pessoas que hoje se consideram tristes, pela perda de alguém querido, saber que Jesus está conosco, assim como nossos entes, e nunca mais nos abandonaram! É o Evangelho de João, que foi o evangelho da última 6º feira, junto com o comentário sobre o Evangelho. Vale uma reflexão, pois Jesus nos ensina que tudo tem o seu tempo, na hora certa todas as tristezas que sentimos hoje, por não termos mais fisicamente quem tanto amamos, se tornará em alegria. E eu acredito que não será a mesma alegria, mas uma alegria diferente! Precisamos confiar em Deus, e estarmos preparados para todas as tribulações que acontecem em nossas vidas! Precisamos passar e crescer, e enfim chegar à casa do Papai do céu. Viver em plenitude... Para isso é preciso fé! Confiem...

Evangelho: Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria (Jo 16, 20-23a)
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20"Em verdade, em verdade vos digo, vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo. 22Também vós agora sentes tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada". Palavra da Salvação!

Comentário sobre o Evangelho:
Na seqüência desta fala de despedida de Jesus, na última ceia, o tema é a alegria duradoura. A tristeza que os discípulos sentem no momento da despedida de Jesus é passageira. João ao escrever estas palavras de Jesus tem presente suas comunidades que viviam momentos difíceis de perseguição, sentiam a ausência de Jesus e angustiavam-se. As palavras de Jesus as consolam e alegram.
Jesus usa uma imagem cheia de ternura, de sofrimento e alegria que é a de um parto. A comparação com o dar à luz da mulher tem o sentido de mostrar a transitoriedade da angústia. Uma criança vem à luz em meio a dores e sofrimentos, tanto dela quanto da mãe. Uma vez concluído o parto, é tempo de festejar.
Algo semelhante passa-se com Jesus: seu ministério de salvação da humanidade foi perpassado de rejeição e incompreensão que culminou na morte de cruz. Tudo isto foi necessário para que a salvação pudesse acontecer. Uma vez realizada, era tempo de alegrar-se, porque o Senhor ressuscitou. A tristeza deveria transformar-se em alegria, e o pranto em festa. A última palavra sobre a vida de Jesus competia ao Pai. Este responderia com a "vida" o que os inimigos do Reino votaram à "morte". Era tempo de colocar no Pai uma confiança inabalável. Ninguém jamais haveria de privar os discípulos dessa alegria pela presença do Ressuscitado.
Jesus verá os discípulos novamente pela permanência dos discípulos Nele e Ele nos discípulos. Jesus e o Pai farão dos discípulos, sua morada celeste, o que trará a estes uma alegria que não lhes poderá ser tirada.
Então não será necessário perguntar nada a Jesus, pois o Espírito Santo enviado conduzirá os discípulos à verdade plena. O Espírito Santo fortalece a identidade do discípulo e desperta nele a decidida vontade de anunciar com audácia aos demais o que tem escutado e vivido.
As comunidades vivem seu compromisso missionário na alegria da comunhão com Jesus e o Pai, conduzidas pelo Espírito da Verdade.
Doravante, as tribulações infligidas pelo mundo podem ser vividas de maneira diferente, pois, em Jesus Ressuscitado, temos a certeza de que o poder da morte foi vencido definitivamente.
O que o texto diz para mim, hoje? Nem sempre compreendo o sofrimento, a dor, os momentos difíceis. Mas, a minha fé me garante que depois de uma tempestade sempre vem o sol, a calmaria.
O que o texto me leva a dizer a Deus? Renovo a minha fé com a bonita canção É o Espírito Santo de Deus do Pe. Zezinho, scj: Ele sopra na alma da gente. Ele é sopro divino. É do céu que ele vem. Ele é forte, é suave, ele é quente. Ele sopra na mente. Ele faz tanto bem. Quem não sente este vento soprando, este vento passando, não sabe o que é. É o Espírito Santo de Deus. É o Espírito Santo de Deus. Foi Jesus que soprou sobre os onze, no dia feliz em que foi para o céu. E seu sopro divino foi tanto, que pôs... nos onze o Espírito Santo. Ele faz a cabeça da gente, ele toca na mente, se a gente deixar. Ele vem, ele sopra insistente. Ele é tão convincente. Ele sabe tocar. Quem não sente esta delicadeza, não sabe a leveza de ser e de crer. É o Espírito Santo de Deus... Lá na Bíblia, se lê todo dia que Deus não iria deixar de falar. O amor de Jesus ainda é tanto que põe na gente o Espírito Santo.
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como discípulo e missionário, sou chamado a intensificar minha resposta de fé e a anunciar que Cristo redimiu todos os pecados e males da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário